Conquistar o sonho



Há 55 anos, no dia 28 de agosto de 1963, o pastor negro da Igreja Batista, Martin Luther King fez um discurso histórico “I have a dream” “Eu tenho um sonho”. Com esse discurso ele manifestou o seu desejo de viver em uma terra de liberdade, com igualdade, justiça social, tolerância, respeito e amor; e ele disse:


“Digo-lhes hoje, meu amigo, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, eu ainda tenho um sonho”


E você, tem sonhos?


Cada pessoa possui a sua história e ao longo da sua vida, podem surgir sonhos e não importa o tamanho do seu sonho, são eles os responsáveis por você desejar alcançar lugares mais altos.


“Não importa de onde você vem, mas para onde você vai” Maria Gorete mãe do fundador do Instituto Gerando Falcões


Será que você já deixou de sonhar por olhar a sua condição atual? Não valorize as dificuldades, nem potencialize suas frustrações ou dê ouvidos para o dizem sobre você; tenha foco e coloque o seu olhar no sonho que você deseja realizar.


Quando o seu foco está no futuro e nos seus propósitos e desejos, suas ações do presente construirão um caminho que te levarão a conquistar todos os seus sonhos.


Independente do tamanho da árvore, todas elas tiveram o seu início com uma semente. É a semente de um sonho que transforma realidades e situações.


Martin Luther King foi assassinado 5 anos depois do seu discurso, mas o seu sonho permaneceu pulverizado na vida de milhares de cidadãos negros americanos, e mesmo não tendo a oportunidade de viver no mundo que idealizou; por causa do seu sonho os Estados Unidos da América elegeu o primeiro Presidente afro-americano Barack Obama e muitos continuam lutando e sonhando por um mundo mais justo.


Para viver e realizar sonhos é necessário algumas competências socioemocionais:


Seja ousado; reconheça em si características que o tornam único, assuma posições e saiba defende-las


Tenha atitude; faça a sua parte, tome decisões pessoais, seja ativo na busca de suas metas


Seja determinado; mantenha o foco, seja constante na busca dos seus objetivos apesar das adversidades


Viva Feliz: esteja satisfeito, mas não conformado, com o que está vivendo no momento, não se vitimize; tenha a certeza que a atual situação é apenas uma parte do caminho que te levará ao seu sonho.


Quantos sonhos poderiam ter se transformado em realidade, se você tivesse continuado?


Não desista dos seus sonhos, mas transforme a maneira de enfrentar as adversidades e faça de cada problema uma oportunidade. “Sonhar é o começo de tudo” Ale Costa


Valquiria Moraes

Psicóloga e Psicopedagoga


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo