5 Benefícios do Yoga para as crianças

Atualizado: Jun 2

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos.


1- . Diminui o estresse e ansiedade

A meditação praticada no Yoga faz com que a criança se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.

Além disto, também ajuda no aumento da auto-confiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

2- Promove condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado.

3. Melhora o sono

Nesta época de pandemia as crianças perderam suas rotinas e umas das mais importante é a hora de ir dormir com. O Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade.

Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.

4- Alivia dores corporais

Parece que não mas as crianças também tem dores corporais, com o aumento da tecnologia as crianças estão cada vez mais na frente do computador e celulares, muitas das vezes com a postura incorreta. Com o Yoga á criança passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.



5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos

O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.

A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente das exercícios físicos convencionais, como esportes.


Seja um voluntário:

As fotos acima foram resultado de uma atividade especial (Yoga) realizada on-line com nossas crianças atendidas. A atividade foi conduzida pela Voluntária Larissa Ruy de Souza Barbosa de 35 anos, segue abaixo o depoimento da Larissa sobre a atividade realizada:

- Gostei muito, é muito gratificante compartilhar alguns conhecimentos, principalmente quando eles podem contribuir positivamente para a formação de crianças e jovens. O yoga desenvolve a consciência respiratória e da concentração, promove redução do estresse e mais autoconhecimento.

Além disso é uma experiência de aprendizado muito significante para mim, onde aprendo muito também.


Larissa faz faculdade de Fisioterapia na Faculdade de Medicina do ABC e pratica yoga em uma escola do Método DeRose. Começou a fazer yoga porque sempre admirou o conjunto de benefícios que ela traz, ela tinha algumas dores nas costas e má postura, o que hoje em dia cessaram e no lugar sente muita mobilidade e vitalidade.








Acesse nosso formulário e se inscreva como voluntário:


114 visualizações1 comentário