Como nasceu o Pequeno Cidadão


Você sabe como a nossa ONG foi fundada? O Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão nasceu de um sonho muito especial, foi uma idealização que após muitos desafios, tornou-se uma realização. Em 1978, o grande sonho de entrar na faculdade se tornou realidade para a futura fundadora da instituição. Com muita luta, conseguiu uma bolsa de estudos e desta forma concretizou sua graduação no curso de psicologia.

Após sua formação, buscou formas de retribuir à sociedade todo seu aprendizado, dividindo e multiplicando suas experiências com aqueles que não tinham amparo. Trabalhou voluntariamente com famílias de igrejas cristãs e durante vários anos a alegria de ser psicóloga se misturava com o desejo de fazer mais pelo outro. Sendo assim, a partir de um curso de psicopedagogia, aproximou-se das questões de aprendizagem. Colaborar para que as crianças pudessem ter o seu potencial desenvolvido era um desejo antigo. Estagiou em uma escola pública, na qual teve a oportunidade de presenciar e participar do desenvolvimento das crianças, que mostraram não ter uma dificuldade específica de aprendizagem em que fosse necessário um atendimento psicológico, então tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades, potenciais, tanto artísticos, quanto verbais, perceber os seus talentos e suas capacidades, descobrindo um valor até então, escondido.

ong - abcd sp - ong são bernardo do campo - ong abcd - ong sp - crianças - solidariedade - pequeno cidadão - núcleo de apoio ao pequeno cidadão - valquíria moraes

A partir desse trabalho, com o desejo de dar continuidade, nasceu a oficina de talentos. Iniciavam, então, os trabalhos com as crianças e suas famílias. A princípio uma vez por semana, em uma garagem, eram realizadas oficinas de artes com as crianças. As famílias eram convidadas para atividades em conjunto e no final era distribuído um prato de sopa feita a partir de legumes doados pelo comércio local, produzidas pelas mãos de algumas vizinhas que voluntariamente se organizavam para fazê-las.

O trabalho perdurou por vários meses naquela garagem e o número de crianças só aumentava, logo tornaram-se cerca de 20 crianças que aprendiam teatro e artes e desenvolviam a convivência, o respeito e a cidadania. Além disso, também foi se intensificando o trabalho com as famílias, com cursos de geração de renda e o primeiro deles foi a produção de linguiça caseira. Outras famílias foram chegando e o trabalho crescia. Assim, no dia 12 de julho de 2002 nascia oficialmente o Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão, uma instituição que enxergava na criança e na educação a esperança de um mundo melhor. Durante todos os anos de vida da instituição, os educadores, voluntários e colaboradores fizeram de cada dia, um dia especial.

crianças - adriano lima - pequeno cidadao - ong - ong sbc - ong abcd - ong sp - núcleo de apoio ao pequeno cidadao - vila vivaldi - rudge ramos - são bernardo do campo

Ser produtivo, ter valor, se enxergar capaz, não são apenas palavras; para os que participam dessas ações significa a possibilidade de existir e ocupar o seu espaço.

Asiista nosso video Institucional CLIQUE AQUI!!

#ongs #ongpequenocidadao #ongsolidaria #ongsbc #voluntarioongabc #ongnoabc #ongsãobernardodocampo #ongpequenocidadao #mineducacao #pequenocidadão #flaviacalina #pessoaldobemflaviacalina #AdrianoLima #NaomiTakada #jornal #vilavivaldi #oficinadejornalismo #radiocidadão #voluntárioado #premioitauunicef #servoluntario #valquiriamoraes

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo