O que é o Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão

Conheça nossa história e jeito de trabalhar.

 A Organização da Sociedade Civil (OSC) Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão, fundada em 2002, desenvolve ações sócio-educativas com crianças, adolescentes e adultos moradores de bairros de maior vulnerabilidade social da cidade de São Bernardo do Campo - SP através de suas instalações e projetos junto às escolas municipais.

Nossa História

Relatório Anual de 2017

Nossos Projetos
Nossos Prêmios

Prestação de Contas 2017

Nossa História

 Desde 1996 realizando trabalhos sociais voltados para a educação, cultura e lazer para a população vulnerável do município de São Bernardo do Campo e oficialmente organizada em 12 de julho de 2002, o Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão, um grupo de amigos da área de educação e envolvido com questões sociais deu início ao “Encontro da Criançada”, um evento anual realizado nas ruas de bairros menos favorecidos da cidade com o objetivo de proporcionar experiências divertidas em um dia agradável para as crianças e suas famílias.

 No evento, crianças e adultos podiam brincar, ouvir histórias, dançar, produzir brinquedos com material reciclado, participar de oficinas sobre cidadania, meio ambiente, higiene e saúde; tudo era oferecido gratuitamente e era gratificante perceber o quanto as crianças e as famílias se envolviam nas atividades e descobriam suas habilidades enquanto fortaleciam laços.

 Querendo fazer mais pelas crianças, este grupo de amigos passou a atuar na EMEB Otílio de Oliveira em 2000 através do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil com crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Durante as atividades as crianças tiveram a oportunidade de se expressar artisticamente, verbalizar seus sentimentos, mostrar seus talentos e perceber que eram capazes de grandes realizações. Com o desenvolvimento do trabalho, percebeu-se que o potencial das crianças era muito grande e que as dificuldades escolares que eles apresentavam refletiam a falta de oportunidade de experimentar aprendizagens e vivências sociais diferentes e que eles precisavam de atenção e estímulo para desenvolver todo o seu potencial. 

 O envolvimento com as crianças e o resultado do trabalho fez com que aquele grupo de amigos se organizasse e transformasse a garagem de um consultório, próximo da escola, em uma oficina de talentos.

 A princípio, eram realizadas oficinas de artes com as crianças uma vez por semana; as famílias eram convidadas para atividades em conjunto, no final era oferecido um delicioso prato de sopa. Mais do que o alimento para o corpo, aqueles encontros traziam alimento para a alma dos participantes.

 O Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão começou atendendo 10 crianças e atualmente a instituição, em parceria com escolas municipais, atende 600 crianças.

 

 Nos 15 anos de trajetória da instituição já colhemos muitos frutos; crianças que se transformaram em adultos e cidadãos comprometidos com a própria vida, com o social e com o bem do próximo, que ocupam os espaços com dignidade, que se fazem ouvir e, acima de tudo, sabem o valor do respeito e suas capacidades de transformar o mundo.

E agora você está aqui conosco para escrevermos os próximos capítulos desta história!

Nossos Projetos

 

- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

- Assegurar espaços de referência para o convívio em grupo, comunitário e social; desenvolvendo relações afetivas,solidárias e com respeito mútuo; 

- Possibilitar a ampliação da aprendizagem e do acesso a informações culturais e artísticas.

- Estimular o desenvolvimento de potencialidades,habilidades e talentos

- Propiciar a formação cidadã e o estimulo a participação na vida pública do território, sendo críticos, autônomos e capazes de resignificar suas vivências sociais,sendo reiseridos e permanecendo no sistema educacional. 

PRESERVANDO A VIDA 

- Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;

- Previnir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; 

- Promover aquisição sociais ás famílias, potencializados e protagonismo e a autonomia das famílias e comunidade.  

- Contribuir para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; promovendo o acesso aos demais serviços setoriais

- Contribuir para o usufruto de direitos

- Apoiar familia que possuem,dentre seus membros,indivíduos que necessitam de cuidados,por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares. 

 - Estimular o desenvolvimento de potencialidade e novos projetos de vida.

DANÇA CIDADÃO
TV RÁDIO CIDADÃO

A TVRÁDIO CIDADÃO, é um projeto da OSC Pequeno Cidadão, o projeto foi criando em 2010 com o intuito de ajudar crianças e adolescentes com vulnerabilidade social através de atividades lúdicas e sócio educativas por meio da Rádio.   

Nossa programação é bem diversificada, desde programas para crianças com brincadeiras até mercado de trabalho para adultos, tentamos agradar todos os públicos, trazemos noticias do bem sempre coisas boas e noticias que não pouco divulgado pela grande mídia. 

Nome do Projeto

 O Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão foi organizado oficialmente no dia 12/07/2002, mas desde 1996 realiza trabalhos sociais voltados para a educação, lazer e cultura para a população vulnerável de S.B.C. Um grupo de amigos da área de educação e envolvido com questões sociais deu início ao “Encontro da Criançada”, um evento anual realizado nas ruas de bairros menos favorecidos de São Bernardo do Campo.

Prêmios e Reconhecimentos

Prêmio Itaú Unicef

Educação Integral

2017

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Prêmio Itaú Unicef

Menção Honrosa

2015

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Prêmio Itaú Unicef

Experiências que transformam

2011

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Volkswagen na Comunidade

Projeto

Rádio Cidadão

2014

Prêmio Itaú Unicef

Todos pela Educação

2007

Semifinalista

Projeto Crescer

Prêmio Itaú Unicef

Crer e Fazer

2013

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Prêmio Itaú Unicef

Tempos e Espaços para aprender

2009

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Nossa Equipe

Valquíria Moraes
Diretora Geral
Adriano Lima
Educador
Felipe
Educador
Ingrid Moraes
Administradora
Bruno Ibarra
Marketing
Felipe
Educador
Diretoria Executiva
Conselho Fiscal

...e nossos inúmeros voluntários, familiares e demais apoiadores que fazem nosso trabalho alcançar lindos resultados em forma de cidadãos do futuro. Ninguém chega longe sozinho.